•  
  • 10 Motivos Para Amar Carros Véios

  •  

Os que são apaixonados por carros antigos sempre se deparam com aqueles que não compreendem o amor pela tradição do antigomobilismo. As razões para amar um carro véio são inúmeras e incontáveis. Há as razões pessoais e as razões comuns. Assim, listamos 10 razões para amar um carro véio para ajudar você a esclarecer aos desentendidos seus motivos. Ou até para você, novato, entender melhor.

carros-veos

1. Eles são únicos

Hoje em dia os carros são muito semelhantes. Possuem a mesma aparência, os mesmos adereços e funcionalidades. Não existe nada de especial no seu carro fora o fato de ele ser seu. Mesmo sendo o seu carro, você trocaria por aquele outro que é melhor, se pudesse. Os carros antigos não. Eles são únicos! São potentes, cada um a sua maneira e, claro, são belíssimos! Mas cada um com uma beleza, um atrativo e uma personalidade. Quantos corollas, civics ou captivas você vê por ai? São belos carros, mas ninguém mais olha, tem mais três iguais virando a esquina. Ah, mas ande por aí com um porsche spyder 550, um puma gtb ou um camaro antigo para você ver as pessoas torcendo o pescoço ao você passar, perceber outros motoristas acelerando ou mudando de faixa apenas para ver mais de perto, admirar os detalhes. Ué, mas não é “só um carro velho?”, é antigo, sim. Mas é único.

2. Eles são interessantes

Cada marca, cada modelo tem sua história. Já viu aqueles carros que grande parte é feita em madeira? Isso tem uma história. Durante a guerra havia escassez de aços e metais. Assim, começaram a ser produzidos carros em madeira, com apenas os acabamentos reforçados. São elegantíssimos, não são? Mas também interessantes. Vá a uma exposição ou um encontro de carros antigos e se depare com muitas relíquias e mostras de sua própria história. Carros que hoje existem apenas mais 10 ou menos pelo mundo, carros que foram fabricados por um tempo apenas com um objetivo específico e hoje são raridades, carros belíssimos que são ainda mais interessantes do que belos e talvez você nem saiba. Converse com o proprietário de um veículo antigo, ele com certeza saberá coisas muito interessantes sobre seu carro que você nem imaginava.
Você se interessa por histórias como essa? Entre no nosso canal para ouvir de proprietários apaixonados as histórias de seus carros antigos no programa “Eu e meu carro véio”.

3. Eles são fáceis de trabalhar

Tem um carro moderno? Já abriu o motor dele? É tudo tão “empacotado”, fechado e complexo. Se há algum problema é necessário ir até uma concessionária onde eles só conseguem solucionar aquele quebra cabeças e encontra o problema se ligarem o carro à um computador. O meu carro véio? Ah, esse sim. Eu abro o capô, já sei imediatamente qual é o problema e, o mais interessante, eu mesmo posso consertar. Eu trabalho no meu carro, cuido dele. Afinal, eu não deixaria que outros cuidassem do meu filho por mim. Eu reparo, aperfeiçoo e restauro meu carro no conforto da minha garagem. O motor é simples, as peças são fáceis de desvendar e o melhor é que o kit para trabalhar é barato. Eu passo horas trabalhando em meu carro. Já experimentou isso? É prazeroso, relaxante, é uma terapia, uma arte.

4. Eles permitem que você vá a um evento ou encontro e socialize

Existem diversos encontros, exposições ou eventos de carros antigos. Semanais, mensais, semestrais, anuais. Do bairro, da cidade, do estado, do país. Há acontecimentos de todos os tipos. Aqueles que amam carros véios tem sempre um motivo para sair de casa, ver carros únicos, com uma história. Conhecer novos carros, novos donos, novos adoradores. É sempre um motivo para conversar sobre essa paixão, socializar, fazer novas amizades, curtir novas vivências. A paixão pelo veículo antigo une aqueles que a tem.

5. É um hobby que inclui toda a família

Você já foi a um encontro de carros clássicos? Então viu lá senhores, senhoras, casais, adultos, jovens, crianças, bebês e até mesmo os animais de estimação, não é? Nunca foi a um encontro? Tudo bem, mas você provavelmente já foi almoçar fora em um domingo e viu uma família chegando em um carro antigo. O casal, o filho e até os avós. Isso porque a paixão pelo antigomobilismo é para todos e para todos em conjunto. É uma tradição que não é agradável só para homens, só para atletas ou para jovens. Não. É uma paixão que conta com beleza, delicadeza, nostalgia, cuidado e carinho. Como isso pode não incluir alguém?

6. Eles trazem memórias saborosas

Quer coisa mais nostálgica que um automóvel clássico. Os mais velhos se lembram de sua juventude, suas aventuras, suas paixões. Traz um gosto de saudade. Os jovens se lembram de andar em um desses com o avô, de ajuda-lo a encerrar o carro ou das histórias que ele contava. Traz gosto de carinho. Os pequenos se lembram da primeira vez que viram um carro tão diferente e seu pai lhe explicou sobre o carro e sua história, se lembram de quando aprenderam. Traz gosto de aprendizado. Todo mundo tem uma lembrança gostosa quanto o assunto é carro antigo e toda lembrança tem seu sabor.

7. Eles criam lembranças

Mais do que apenas memórias antigas e gostosas, essa paixão é capaz de criar novas lembranças. Uma viagem com a família, um passeio com os amigos, um encontro romântico com seu parceiro(a). Uma história engraçada, momentos de apuros, um momento de glória, um prêmio, um sonho realizado.

8. Eles têm a cara do dono

É muito interessante ver que cada carro antigo é a cara de seu dono. Há os apaixonados por todos os tipos, mas uma coisa é certa: o carro representa um pouco da personalidade de seu dono. Há aqueles que gostam dos esportivos, velozes e potentes. Há os que gostam dos grandes e elegantes. Há os que gostam dos pequenos e diferentes e há, ainda, os que gostam dos raros. Não importa o que você goste, o antigomobilismo pode te proporcionar um carro com essa característica e, tenha certeza, o carro vai ser a sua cara.

9. É uma terapia

Trabalhar no seu carro antigo é uma terapia. Seja arrumando uma peça quebrada, restaurando alguma parte para manter a originalidade, limpando, encerrando. Não importa o que. Mas trabalhar em seu carro traz tranquilidade, conforto e um momento de silencio no qual só estão você e seu querido carro.

10. O carro sempre valoriza com o tempo

O investimento em um carro antigo já não é tão alto quanto nos novos. Mas há mais um benefício. Reparem que usamos a palavra investimento. Sim. Porque os carros antigos são raridades e cada ano que passa é mais difícil encontrar um modelo X ou Y bem cuidado, com peças originais. Assim, esse veículo é cada vez mais valorizado no mercado e seu hobby passa a ser também um bem valioso.

BÔNUS: Ele te ama de volta

É claro que sabemos que os carros não tem sentimento. Mas é incrível a sensação de que seu carro antigo te ama de volta. Você o ama, cuida dele, tem orgulho dele. Ele agradece e te ama de volta, demonstra isso andando por ai, tirando sorrisos dos que olham para ele, criando oportunidades de passeios maravilhosos, de conhecer pessoas maravilhosas e de fazer algo que você ama. Existem mais de mil motivos para amar um carro véio, mas cada um deles individualmente já é motivo o suficiente.